Sessão de Painéis

INCRIÇÕES ENCERRADAS

Normas para a apresentação dos painéis:

1. O trabalho deverá ser apresentado em um único painel de 0,90m de largura por 1,10m de comprimento.

2. Não serão aceitos trabalhos impressos em mais de uma peça ou folha (p. ex., impressos em diversas folhas A4 montadas no mural de apresentações), devendo todos os painéis serem impressos em peça/folha única.

SESSÃO DE PAINÉIS 1 – QUINTA-FEIRA – 31/MAR

(18h – Anexo do Anfiteatro Bento Prado)

1. FENÓTIPO COMPORTAMENTAL NA SÍNDROME DE WILLIAMS-BEUREN E CORRELAÇÃO COM A COGNIÇÃO E A LINGUAGEM

Natalia Freitas Rossi; Célia Maria Giacheti

2. O ENSINO DE FÍSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: INSPIRAÇÃO BIÔNICA ATRAVÉS DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS SOB O ENFOQUE NA NEUROCIENCIA COGNITIVA UTILIZANDO UMA UNIDADE ROBÓTICA CONTROLADA POR UMA INTERFACE CÉREBRO-COMPUTADOR

Edval Rodrigues de Viveiros; Éder Pires de Camargo

3. ANÁLISE DAS TOPOGRAFIAS DE CONTROLE DE ESTÍMULOS ENVOLVIDAS EM ESCOLHAS DE ACORDO COM O MODELO EM INDIVÍDUOS COM SÍNDROME DE DOWN

Mariliz Vasconcellos; Júlio César Coelho de Rose

4. ESTABELECENDO CONTROLE POR SELEÇÃO OU REJEIÇÃO POR MEIO DE RESPOSTAS DE OBSERVAÇÃO AO S+ OU S-

William Ferreira Perez; Gerson Yukio Tomanari

5. BUSCA EMPÍRICA DE DISTINÇÃO ENTRE IDENTIDADE GENERALIZADA E REFLEXIVIDADE EM MACACOS-PREGO (Cebus cf. apella).

Álvaro Júnior Melo e Silva; Paulo Sérgio Dillon Soares Filho; Romariz da Silva Barros

6. EFEITO DO ARRANJO DE TREINOS SOBRE A LEITURA MUSICAL

Ana Aparecida Vilela Miranda; Elenice S. Hanna

7. EFEITO DA QUANTIDADE DE RELAÇÕES CONDICIONAIS TREINADAS SOBRE A LEITURA MUSICAL

Tatiane Santana Pereira; Henrique Lobo; Elenice S. Hanna

8. APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES EQUIVALENTES: EFEITO DO ENSINO DE DISCRIMINAÇÕES CONDICIONAIS E DA CONSULTA A DICAS

Luciana Verneque; Flávia P. S. Brasil; Tiago P. França; Elenice S. Hanna

9. PRÉ-REQUISITOS DE LEITURA E ESCRITA: ENSINO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MENTAL

Maria Clara de Freitas; Julio C. de Rose

10. EVOLUÇÃO DO COMPORTAMENTO VOCAL EM CRIANÇAS IMPLANTADAS APÓS A EXPOSIÇÃO AO ENSINO DE RELAÇÕES AUDITIVO-VISUAIS

Fernanda Piqueira Gomes; Bruna Mares Terra; Luíza Quadros Kutleza Catunda; Ana Cláudia Moreira Almeida Verdu

11. SOFTWARE PARA APRENDIZAGEM E REABILITAÇÃO AUDITIVA: USANDO A TENTATIVA DO TIPO DISCRIMINAÇÃO SIMPLES SIMULTÂNEA

Leonardo Moraes; João Antônio da Silva; Gilberto Souza Jr; Dionne Monteiro; Ana Paula Rodrigues

12. UM JOGO EDUCATIVO QUE AUXILIA CRIANÇAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA

Elton Sarmanho Siqueira; Ellton Salles Barros; Dionne Cavalcante Monteiro

13. ESTABELECIMENTO DE ESCRITA SOB CONTROLE DE DITADO COMO BASE PARA A RECOMBINAÇÃO NA LEITURA E NA ESCRITA

Thaize de Souza Reis; Deisy das Graças de Souza

14. ESTUDOS SOBRE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA APRESENTADOS NOS EVENTOS DA ABPMC NO PERÍODO DE 2002 A 2010: DADOS INICIAIS

Marcelo Henrique Oliveira Henklain; João dos Santos Carmo

15. DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DO COMPORTAMENTO VERBAL DE TATEAR EM BEBÊS

Thaise Löhr; Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil

 

SESSÃO DE PAINÉIS 2 – SEXTA-FEIRA – 02/ABR

(18h – Anexo do Anfiteatro Bento Prado)

16. DESEMPENHO DE BEBÊS DE 17 E 20 MESES EM TESTES E TREINOS DE PAREAMENTO AO MODELO POR IDENTIDADE COM OBJETOS, FOTOS E VÍDEOS

Naiara Minto de Sousa; Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil

17. PAREAMENTO OSTENSIVO E APRENDIZAGEM RÁPIDA DE DISCRIMINAÇÕES CONDICIONAIS ARBITRÁRIAS NOME-FOTO POR UM BEBÊ DOS 17 AOS 22 MESES

Naiara Minto de Sousa; Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil

18. A ARTE DE JOGAR XADREZ

Alfredo Lima Leite

19. PROCEDIMENTO GO/NO-GO COM ESTÍMULOS COMPOSTOS E RELAÇÕES EMERGENTES EM POMBOS

Heloísa Cursi Campos; Paula Debert

20. EMERGÊNCIA DE DESEMPENHOS VISUAIS-VISUAIS VIA REFORÇADORES ESPECÍFICOS EM INDIVÍDUOS AUTISTAS COM E SEM REPERTÓRIO DISCRIMINATIVO CONDICIONAL ARBITRÁRIO

André Augusto Borges Varella; Deisy das Graças de Souza

21. A CIÊNCIA DO COMPORTAMENTO VERBAL COMO TEORIA OPERACIONISTA DA LINGUAGEM

Julia Zanetti Rocca; Isaias Pessotti

22. RESPOSTAS DE OBSERVAÇÃO EM UMA TAREFA DE MATCHING TO SAMPLE: AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DE DIFERENTES ESTRUTURAS DE TREINO SOBRE A FORMAÇÃO DE CLASSES DE EQUIVALÊNCIA

Paulo Sérgio Dillon Soares Filho; Lígia Mosolino de Carvalho; William Ferreira Perez; Heloísa Cursi Campos; Eliana Isabel de Moraes Hamasaki; Erik Arntzen;  Gerson Yukio Tomanari

23. DESCRIÇÃO DE VARIÁVEIS RELEVANTES PARA CAPACITAR EXPERIMENTADORES NO ENSINO DE DISCRIMINAÇÕES CONDICIONAIS PARA BEBÊS

Christiana Gonçalves Meira de Almeida; Maria Stella Coutinho Alcântara Gil; Naiara Minto de Sousa

24. AVALIAÇÃO DE HABILIDADES PRÉ-REQUISITO PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Priscila Mara de Araujo Gualberto; João dos Santos Carmo

25. RESPOSTAS DE OBSERVAÇÃO E MOVIMENTOS DOS OLHOS NA TAREFA DE PAREAMENTO AO MODELO: CONTROLES DE ESTÍMULOS AO LONGO DO TREINO DE RELAÇÕES

Lígia Mosolino de Carvalho; Eliana Isabel de Moraes Hamasaki; Gerson Yukio Tomanari

26. A EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS COMO REFERENCIAL PARA O ENSINO DE LEITURA: UM ESTUDO INDIVIDUALIZADO COM ALUNOS DEFICIENTES INTELECTUAIS QUE FREQUENTAM SALA DE RECURSOS

Glaucimara Pires Oliveira; Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil

27. RELAÇÃO ENTRE CONTAGEM E COMPORTAMENTO CONCEITUAL NUMÉRICO EM PRÉ-ESCOLARES: DADOS PRELIMINARES

Rogério C. Fioraneli; João S. Carmo

28. ANÁLISE QUANTITATIVA DA TRANSFERÊNCIA DE FUNÇÕES DE ESTÍMULOS EM CLASSES DE ESTÍMULOS EQUIVALENTES REORGANIZADAS: DADOS PRELIMINARES

João Henrique de Almeida; Júlio César Coelho de Rose

29. INVESTIGAÇÃO DO GRAU DE RELACIONAMENTO DE ESTÍMULOS EQUIVALENTES POR MEIO DA EXTRAÇÃO DE POTENCIAIS CEREBRAIS RELACIONADOS AO EVENTO

Renato Bortoloti; Teresa Mitchel; Julio C. de Rose; Harry Mackay; William J. McIlvane

30. EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS E TREINO DE MÚLTIPLOS EXEMPLARES NA DISCRIMINAÇÃO DE ACORDES

Luis Fernando Toniollo Reis; Julio César de Rose

31.  APLICAÇÃO DE UM PROGRAMA INFORMATIZADO DE ENSINO DE LEITURA E ESCRITA POR FAMILIARES DE INDIVÍDUOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Priscila Benitez; Camila Domeniconi